DOCOMOMO | Rio de Janeiro

 

DOCOMOMO núcleo | RJ

Cêça Guimaraens (PROARQ/FAU/UFRJ)
Coordenadora
email: cessaguimaraens@gmail.com

Luiz Felipe Machado (EAU-UFF)
Vice-coordenador
email: lfipemachado@gmail.com

Hilton Esteves de Berredo
Tesoureira
email: hiltonberredo@superig.com.br

Guilherme Araújo de Figueiredo
Secretário-geral
email: guilfig@terra.com.br

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.
Prédio da Reitoria, Cidade Universitária
Av. Brigadeiro Trompowsky s/n°, 5° andar, sala 521.
Ilha do Fundão.
21941-590 Rio de Janeiro RJ
telefones: (+55 21) 2598.1990 / (+55 21) 2598.1984


O DOCOMOMO | RJ foi criado em reunião realizada no dia 13 de julho de 2006, na Sala da Congregação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Rio de Janeiro, com a presença dos seguintes membros do DOCOMOMO Brasil: Beatriz Santos de Oliveira, Cêça Guimaraens, Denise B. Pinheiro Machado, Elisabete R. dos Reis, Gustavo Rocha-Peixoto, José Pessôa, Maria Cristina Cabral, Maria da Silveira Lobo, Márcia Poppe e Roberto Segre. Na ocasião foi eleito o Prof. Dr. Roberto Segre como Coordenador, Profª Drª Marlice Azevedo como Vice-coordenadora e Renato Gama-Rosa como Secretário-geral.

Na gestão desta coordenação, o DOCOMOMO | RJ estará sediado no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB), contando, ainda, com a participação do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, da mesma faculdade (PROARQ), e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense.

O lançamento oficial do grupo ocorreu no dia 9 de novembro de 2006, por ocasião do encerramento da exposição Salão de 31, no Museu Nacional de Belas Artes. Nesta ocasião, foi apresentado o livro Arquitetura e Movimento Moderno (Rio de Janeiro: UFRJ/FAU, 2006) organizado pela professora Cêça Guimaraens, primeira publicação realizada com o apoio dos membros do DOCOMOMO | RJ. Em seu discurso, o coordenador Roberto Segre lembrou que no ano de 1997 foi proposta pela Fundação Oscar Niemeyer a criação do grupo do Rio de Janeiro, mas a idéia não vingou na ocasião.

O objetivo a que se propõe o núcleo do DOCOMOMO | RJ é participar ativamente na defesa do patrimônio arquitetônico e urbanístico carioca, em colaboração com as principais instituições de pesquisa e documentação, como a Câmara Setorial de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo do Arquivo Nacional; as universidades, como a Universidade Federal Fluminense e o Núcleo de Pesquisa e Documentação da Universidade Federal do Rio de Janeiro; a Casa de Lucio Costa; a Fundação Oscar Niemeyer; o IPHAN e o Centro de Arquitetura e Urbanismo da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, entre outras. Procuraremos acrescentar o inventário já elaborado dos principais edifícios e propor o tombamento a níveis municipal, estadual e nacional dos que ainda não foram considerados até agora. Neste sentido, temos que abrir a abrangência “fluminense” do núcleo, e integrar as diferentes regiões do Estado – Niterói, Petrópolis, Campos, Nova Iguaçu, Volta Redonda –, que contém significativos prédios modernistas que ainda permanecem esquecidos.

Outra tarefa importante é não só divulgar trabalhos sobre o Movimento Moderno para que o grande público assuma o valor estético e cultural dos prédios deste período, mas promover pesquisas universitárias e intercambiar as experiências que se desenvolvem nas diferentes faculdades e instituições possuidoras de acervo moderno, existentes na cidade.

Um dos principais objetivos a que se propõe o núcleo é lutar para que o edifício-sede do Ministério da Educação e Saúde, atual Palácio Gustavo Capanema, seja apresentado para a nomeação como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. O núcleo tem uma participação ativa na defesa do ameaçado patrimônio arquitetônico carioca, como a Marina da Glória e o Estádio de Remo da Lagoa Rodrigo de Freitas, sob a pressão dos Jogos Pan-Americanos.

Entre as atividades previstas para 2007 está a comemoração dos 70 anos do lançamento da pedra fundamental do Ministério da Educação e Saúde, colocada por Gustavo Capanema em 24 de abril de 1937.

No dia 24 de abril de 2007 o Docomomo | RJ organizou no auditório Gilberto Freyre do Ministério da Educação e Saúde uma mesa-redonda com a participação de Luiz Fernando de Almeida (presidente do IPHAN), Roberto Segre, Margareth da Silva Pereira, Cêça Guimaraens, Paulo Vidal e Ana Rosa de Oliveira.

Também foram desenvolvidas articulações internacionais. Enrique Madia, Coordenador do DOCOMOMO | Miami, Estados Unidos, solicitou o nosso apoio para a formação desta sede, e no dia da sua aprovação pelo DOCOMOMO Estados Unidos (6 de fevereiro de 2007), Roberto Segre ministrou uma palestra na Escola de Arquitetura da Florida Atlantic University em Fort Lauderdale sobre Arquitetura Contemporânea Brasileira, como primeira atividade do núcleo. Também parabenizamos a criação do DOCOMOMO Puerto Rico, com carta de agradecimento da coordenadora Ivonne María Marcial. Por último, estamos colaborando com o Boletim do DOCOMOMO Cuba e com a campanha para a conservação da escola Brasil-Paraguai em Assunção, de Affonso Eduardo Reidy.